Notícias

Excelência e qualidade reconhecidas pelo IAC e INMETRO

Laboratório de Química Agrícola

O Laboratório de Química Agrícola do Grupo São Martinho participa com destaque há 26 anos dos ensaios de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para Laboratórios de Análise de Solo para fins agrícolas. Na avaliação mais recente divulgada, relativa a 2016, a unidade localizada na Usina São Martinho obteve índice médio de excelência de 99%. O resultado fez com que o laboratório conquistasse a segunda colocação entre os 136 laboratórios avaliados nesta edição.

Criado em 1979, o laboratório é considerado pelo IAC o que obteve maior regularidade nas avaliações em comparação com os demais participantes. A unidade também conquistou a classificação “A” nesta avaliação promovida pelo instituto.

Outro destaque é a acreditação recomendada para mais dois anos pelo INMETRO no escopo “Análise Química de Solos e Amostragem” em reavaliação realizada em fevereiro, nos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. A acreditação concedida garante que o Grupo São Martinho executa as suas análises com precisão e rastreabilidade, obtendo um resultado final de alta qualidade.

O laboratório tem função estratégica de dar suporte ao negócio da companhia. São analisadas, anualmente, cerca de 30 mil amostras de solo, além de subprodutos (Torta e Vinhaça) e outros materiais, provenientes das quatro unidades do Grupo. As análises oferecem informações voltadas à correção do solo, adubação de forma racional, levantamento de solos para definir o ambiente de produção e outras práticas agrícolas em aproximadamente 220 mil hectares de área.

As conquistas das certificações de qualidade e avaliações positivas recebidas pelo Laboratório de Química Agrícola são resultados do constante investimento da companhia na qualificação dos profissionais, na utilização das boas práticas de laboratório e em equipamentos cada vez mais modernos.