Notícias

Ministro da Agricultura Blairo Maggi Visita Usina São Martinho

Visitadoministro1

Comitiva ministerial reuniu-se com representantes do setor sucroenergético e conheceu as áreas agrícola e industrial da unidade de Pradópolis/SP

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, acompanhado de uma comitiva, visitou nesta terça-feira, dia 02 de maio, a Usina São Martinho, em Pradópolis (SP), a maior unidade de processamento de cana-de-açúcar do mundo. Participaram do encontro representantes da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, diretores e conselheiros da São Martinho, empresários, lideranças e representantes do segmento sucroenergético.

Na abertura, a presidente da Unica, Elizabeth Farina, fez uma apresentação do setor destacando sua importância econômica e desenvolvimento desde os anos 90. Após, foi aberta discussão entre os participantes sobre planos e cenários futuros.

Após, o grupo seguiu para a área agrícola onde acompanhou o moderno processo de produção da cana, como a colheita mecanizada, o uso de drones nos tratos agrícolas, plantio de mudas pré-brotadas e adubação orgânica. Na sequência, em área de reflorestamento localizada na entrada da usina, o ministro plantou uma muda de árvore nativa.

A visita continuou pela indústria passando pela área de centrifugação de açúcar e pelo COI – Centro de Operações da Indústria, responsável pelo comando de todos os processos. A comitiva ainda conheceu a área de logística, com seu terminal rodoferroviário de transbordo de açúcar e etanol, e também a UTE – Unidade Termoelétrica, uma avançada unidade de cogeração de energia elétrica. Antes do almoço de encerramento, Blairo Maggi e convidados conferiram de perto a biofábrica de MPB (Mudas Pré-brotadas) e seus amplos viveiros na unidade.