Notícias

Usina Iracema forma primeira turma do Programa de Inclusão Social para pessoas com deficiência

Primeira Turma do Programa de Inclusão Social

Programa realizado em parceria com o SENAI e Prefeitura Municipal de Iracemápolis formou 13 alunos do curso de capacitação profissional em Almoxarife em cerimônia realizada dia 19 de abril no Teatro Virgínio Ometto, em Iracemápolis

O Teatro Virgínio Ometto foi palco de uma noite emocionante e histórica para Iracemápolis no dia 19 de abril. O local sediou a cerimônia de formatura da primeira turma de alunos a concluir um curso do SENAI “João Guilherme Sabino Ometto”. Os 13 alunos do projeto de capacitação técnica profissional para PcDs (Pessoas com Deficiência), promovido pela Usina Iracema em parceria com o SENAI e Prefeitura Municipal, receberam os diplomas do curso de Almoxarife das mãos das autoridades locais e de representantes da Usina Iracema e do SENAI Iracemápolis.

O curso de capacitação técnica profissional para PcDs (Pessoas com Deficiência) faz parte de um programa pioneiro desenvolvido pela São Martinho em suas usinas, em parceria com o SENAI e Prefeituras Municipais das cidades onde suas unidades estão instaladas, que visa fomentar o desenvolvimento, a qualificação profissional e a inclusão social e economicamente ativa da pessoa com deficiência.

Essa é a primeira turma formada pela Usina Iracema. O curso foi iniciado em abril de 2016 e contou com uma carga de 800 horas de duração. Angelo Aloisio Denadai, Coordenador Administrativo da Usina e paraninfo da turma, agradeceu durante a formatura a parceria com a Prefeitura e o SENAI, além de desejar sorte para os formandos nessa nova etapa de suas vidas e carreiras profissionais.

Os formandos retribuíram a oportunidade de participar do programa de capacitação, prestando uma homenagem emocionante durante o evento. Um vídeo produzido e gravado pelos próprios alunos, apresentando as instalações e estrutura da escola SENAI.

Participaram da cerimônia Mario Eduardo Cazão, Diretor da escola SENAI de Iracemápolis; Fábio Francisco Zuza, Prefeito de Iracemápolis; Luis Paulo Zabin, Coordenador de Atividades Pedagógicas da escola SENAI Iracemápolis; Marcos Valério Rodrigues, Coordenador de Atividades Pedagógicas do SENAI; Angelo Aloisio Denadai, Coordenador Administrativo da Usina Iracema e paraninfo da turma; além do corpo docente da escola, vereadores, autoridades locais e representantes da São Martinho.

Projeto de destaque

A São Martinho iniciou em fevereiro de 2013 o programa voltado para a inclusão social e economicamente ativa da Pessoa com Deficiência (PcD). A iniciativa promove cursos de capacitação profissional para pessoas com deficiência com o objetivo de prepará-las para o ingresso no mercado de trabalho. Desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e prefeituras municipais de Pradópolis (SP), Guariba (SP), Barrinha (SP), Iracemápolis (SP), Américo Brasiliense (SP), Araraquara (SP) e Quirinópolis (GO), o programa já qualificou nos cursos de Aprendizagem em Almoxarife e em Assistente Administrativo mais de 160 pessoas.

Em 2016, a São Martinho recebeu o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo pelo desenvolvimento do projeto. A companhia ficou entre as 15 grandes empresas do Estado selecionadas no III Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.