Projetos Ambientais

A São Martinho acredita que a atividade produtiva deve ocorrer em harmonia com o meio ambiente. Assim, investe em uma série de atividades e ações de preservação e educação ambiental em todas as suas unidades.

Centro de Educação Ambiental (CEA)

Centro de Educação Ambiental (CEA)

O Centro de Educação Ambiental, também conhecido como CEA, é uma iniciativa da São Martinho que tem como principal objetivo conscientizar estudantes, colaboradores e a comunidade em geral sobre a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente. Juntos, os Centros de Educação Ambiental já receberam mais de 115 mil pessoas. 
Viveiro de Mudas

Viveiro de Mudas

Produz anualmente cerca de 260 mil mudas de 210 espécies nativas. Desse total, 165 mil tem como origem a Usina São Martinho (SP) , 79 mil a Usina Santa Cruz (SP) e 16 mil a Usina Boa Vista (GO), sendo todas utilizadas em projetos de reflorestamento de matas ciliares e área de vegetação nativa da própria Companhia ou em parcerias com as autoridades ambientais. Há também doações de mudas para o poder publico e comunidades locais.
Viva a Natureza

Viva a Natureza

Iniciativa pioneira da São Martinho na preservação do meio ambiente e na recuperação de matas ciliares, o Projeto Viva a Natureza teve início em 2000 na Usina São Martinho, localizada no município paulista de Pradópolis, e já plantou mais de 4,3 milhões de mudas de árvores nativas. Isso é equivalente à recuperação de uma área de mais de 2.580 hectares. 
Cartilha de prevenção contra incêndios

Cartilha de prevenção contra incêndios

Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção contra incêndios nos canaviais, nas margens de rodovias e nos pontos em que o fogo possa propagar, a São Martinho elaborou uma cartilha de orientações com os cuidados que devemos ter em casa, na rua e no trabalho para evitar incidentes que provoquem incêndios.

A cartilha é trabalhada internamente com os colaboradores e também com as comunidades nas regiões das usinas.